sábado, 29 de junho de 2013

Fábri(ca)


Fábrica
(Renan Fábri)

Fábrica de faces.
Diversas faces.
Fábrica de risos.
Deliciosos risos.
Fábrica de diversão.
Perpétua diversão.
Fábrica de personas.
Antológicas personas.
Fábrica de momentos.
Inesquecíveis momentos.
Fábrica de catarses.
Memoráveis catarses.

Um ator.
Uma rota.
A perfeita oratória.
No tarô,
A tora da desejada
E merecida vitória!

Fábrica de mortes.
Falsas mortes.
Fábrica de vidas.
Belas vidas.
Fábrica de destinos.
Estranhos destinos.
Fábrica de sonhos.
Desejosos sonhos.
Fábrica de palavras.
Infinitas palavras.
Fábrica de Cultura.
Preciosa Cultura.


- Tiago Trevisan

terça-feira, 25 de junho de 2013

so yesterday...


Ontem
Foi um dia triste
Sem motivo,
Sem precedentes

Talvez foi a Lua
Tenho disso
Culpo inocentes
Mas bem assim eu estava

Passei o dia
Vontade de nada
Não conversei
Dormi cedo

Não queria ver ninguém
Está bravo comigo?
Não, apenas saco cheio...
"De mim?" - De jeito nenhum...!

Saco cheio... (?)
Tristeza, Choro, Pessimismo
São dias assim
São dias só meus

"O que sente?"
Não sei.
"O que quer fazer?"
Nada.

Assim penso:
"Tudo vai dar errado"
"Nada vale a pena"
"Cansei de tudo"

E vem o dia seguinte
Não era nada daquilo
Ou era tudo aquilo
Mas é um dia diferente

Boa sorte para o dia seguinte!
Se tudo não acabar no dia anterior...

(...)

O Dia Seguinte

Percebo
Esta é minha vida
É assim que vivo

Me contentar?
Não, não isso
Mas ter calma

Paciência

Mudá-la?
Sim
Mas não hoje

Porque?
Calma
Paciência...

Colocar Deus na frente
E aguardar...
Fazendo um pouco cada dia...

Calma!
Paciência!

A vida é só uma
Pra quê fazer com pressa?

Paciência!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Acordei, quis acordar


Hoje eu acordei
Com vontade de ser feliz!

É estranho, assustador
Pareço vulnerável
Soa frágil, quebradiço
E ao mesmo tempo, é tão bom...!

Hoje eu acordei
Com vontade de ser feliz!

Assim, sem motivo aparente
Sem motivo racional
O coração amanheceu alegre,
Cantando!

Hoje eu acordei
E estava chovendo

Parece que a chuva
Me fez sorrir...!
Ou a chuva
Sorriu pra mim

Estava chovendo outside
But inside, I'm happy
And I don't know why
Apenas sei meu sorriso frouxo

Hoje eu acordei
E quis acordar!

Algo bom me espera?
Espero!
Boas notícias?
I wish!

Hoje eu acordei...
Com vontade de sorrir!

terça-feira, 18 de junho de 2013

B R A S I L !


Eu nunca fui um patriota. Odiava cantar o hino na escola - em partes, pois perdia tempo de aula - sempre tive vergonha da cultura musical do país, vergonha dessa "bondade" que o brasileiro tem, que deixa o governo deitar e rolar. Sempre achei um absurdo os impostos cobrados, em tudo.
Era revoltante ver tanta coisa acontecendo - sobe gasolina, sobe passagem do ônibus, só não sobe meu salário (piada engraçada -n) - e ficar por isso mesmo. As pessoas se contentando, assistindo sua novela, continuando sua vidinha... Daí vem a explicação mais fajuta que um governo ou qualquer outro pode dar: "brasileiro é um povo muito feliz, o básico já está bom, brasileiro é muito bondoso". Isso me emputece. As coisas rolam na nossa cara, um homem preso tem mais direitos - e dinheiro - que eu que trabalho honestamente; esse mesmo homem, que matou alguém, que roubou uma casa, assaltou um banco, um estabelecimento.
Enquanto isso, do outro lado, vemos aquelas filas imensas em portas de hospitais, pessoas deitadas em macas nos corredores - porque não têm quartos vagos -, escolas públicas em situações precárias, professores mal valorizados, com medo de dar aula, de apanhar de alunos, ganhando uma mixaria por mês... E o que o governo faz? Claro, toma uma atitude sábia: vamos construir um estádio de futebol para sediar a Copa! (......) Deprimente?
Sabe qual seria uma manchete perfeita para uma situação dessas? "Brasil perde a sede da Copa 2014 e só poderá recorrer quando estiver em dia com a Saúde Pública e a Educação". Fala se não é um sonho?

(...)

Voltando lá em cima do post, eu disse que nunca fui um patriota... Pois bem. Como todos devem saber - se você não sabe, filho (a), peida e voa - dos acontecimentos atuais, dos manifestos e tal, posso dizer: minha alma é patriota! Fico emocionado em ver tantos manifestos em tantas cidades! Juro, os olhos marejam! Como eu estou feliz pelo Brasil! Como estou orgulhoso desse meu povo! Demorou? Sim, mas antes tarde do que nunca! Eu sempre digo: Nunca é tarde para realizar um sonho! E esse, é um sonho de uma nação! 
Ainda há tempo de recuperar o Brasil, pode ter certeza! Esse é o começo de uma grande luta - pacífica, vale lembrar - por diretos que há muito nos foram tirados. Hora de lutar pelo que é nosso, hora de mostrar a cara e dizer a que veio, hora de falar para Dilma que nós somos os chefes dela, que ela trabalha para a gente!

Chega de futebol! Chega de novela! Chega de sofrer calado!

VAI BRASIL!!!!!!!!!!
*gritado com toda a força dos pulmões*

Ass.:
Renan Fábri, brasileiro.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tragam os chicotes! começou a tortura...



...e começa mais uma semana.
Mais uma daquelas de espera, ansiedade, trabalho, um pouco de alegrias, um pouco de tristezas... E assim vou vivendo.
Procuro sempre não reclamar, como todo sempre dizem, "tem alguém que está pior que você", então procuro sempre levar as coisas na maciota - apesar de [quase] sempre perder a cabeça.
Toda semana que se inicia, espero ter boas notícias, good news, respostas boas de coisas que esteja esperando, bons acontecimentos, momentos felizes, risadas... Imagino que isso seja basicamente o desejo de todos a cada início de uma nova semana - que, para mim, se inicia uma jornada.

(...)

Na verdade, a cada início de semana, eu espero que minha vida mude. Completamente - e eu nem me adapto bem à mudanças. Mas eu sei o porquê. É cansaço. Não cansaço físico, mas saco cheio, mesmo. É a rotina de afazeres que não gosto, é o pouco tempo que me sobra para o prazer, sou o "eu-robô" que tenta sempre se libertar. Às vezes, me sinto o Homem de Lata d'O Mágico de Oz: buscando um coração. O que me faz bem? O que realmente me faz bem? A resposta está neste blog, está em cada letra destas frases de apresentação, está no topo. Quero mais tempo para criar personagens, quero mais tempo para escrever, quero mais tempo para respirar teatro... Quero mais tempo para ser eu!

(...)

Final de domingo... não quero dormir. Minha manhã de segunda é sempre tão previsível...

Tempo
Tu és tão cruel!
Tu sabes o que sinto
E mesmo assim, vai embora!

Tempo,
Tu és por demais sacana!
Passa sem nem eu ver,
E quando menos quero!

Tempo,
Não entendeste minha receita?
Não compreende a massa deste bolo?
Não sentes o sabor deste açúcar amargo?

Eu preciso de ti
Mas nunca és ao meu favor!
Nunca espera,
Nunca diminui o passo

Tempo cruel!
Por várias vezes precisei de ti
E nem me estendeste a mão...!
Só gritaste...

"É tarde! É tarde! É tarde!"

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lei de Murphy


Quando tudo parece dar errado, quando você mais precisa que as coisas funcionem, elas não funcionam. Lei de Murphy? Eu quero muito não acreditar nessas coisas, sempre achei a maior bobeira do mundo essas superstições. Mas, por mais que eu não acredite, elas acreditam em mim. Isso é foda. É o fim da picada você precisar mandar um e-mail importantíssimo com anexo e, na hora de anexar, a Hotmail (Outlook?) te responde: “Ainda estamos nos preparando. Tente novamente”. PREPARANDO O QUE? O SHOW DAS PODEROSAS? Detalhe que estão “se preparando” desde as 7h30! É ou não motivo para jogar uma bomba e explodir tudo?
Outro fator... Eu nunca tive problemas com os Correios – tenho problemas com minha ansiedade, só isso. Ela acha que o sistema de entrega é muito lento, que deveriam aderir ao teletransporte, mas essa é outra história. Aconteceu que, rastreando o objeto pelo site, ele parou no “encaminhando”. O prazo de entrega era um dia útil, mas ele só atrasou cinco dias, só isso. Desde a manhã, estou entrando em contado com 0800 para ver o que acontece. Recebo a informação de que devo registrar uma reclamação para que seja entregue com urgência. Depois de horas no telefone, a atendente diz que o sistema dela está dando erro e que era para eu tentar registrar pelo site. OK. Lá vou eu. Tentei uma, duas, vinte, quarenta e nove... ERRO ERRO ERRO ERRO ERRO! Que coisa, né? Tentei mudar de tática e entrar na sessão “elogio”, só pra ver se funcionava. FUNCIONOU! Que coisa! Então é só a parte de reclamação que tá com pití!

Ou eu estou urucado ou tem empresas que precisam melhorar seus serviços.
Tem que ver isso aí...

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Posso ter uma janela?


Posso ter uma janela?
Só uma, bem pequena.
É pra ver a chuva cair... quando chover

É só pra lembrar
Que lá fora brilha o Sol
É só pra não esquecer
Que tem muito mais para se viver

Posso ter uma janela?
Pode ser uma pequena
Nem precisa abrir.

Só me basta ver através
Só me serve olhar além
É só pra ter ânimo
Só para não afundar...

Posso ter uma janela?
Janela, mesmo
Não essas do meu computador

É só pra ter algo para fazer
Só pra ver o tempo passar
É que assim
Eu não sinto que ele se perde

Posso ter... Uma janela...?

Waste my Time...


It's hard to say
How I feel
What going on inside of me
I don't even know

Living in a crisis,
Questions, questions, questions ...
No reply

But what most ails
It's see the time pass
And just let it go
I wish I could hold it

I try, but I can't
my will
It's ask "hey, wait for me!
Wait I'm ready! "

But it's impossible
It's impossible to ask the world
"Don't turn" ...

I don't know what going on
I only know that
There is no will
There is no passion ...

Damn it!

I want to be happy!
I want to be free!
I want to waste my time
Without this sensation of
Waste my time ...!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ansiedade... Argh!


Como lidar com a ansiedade? Sentimento que desconcentra, dá frio na barriga, dá tensão nos ombros... Sempre que disseram que eu era muito ansioso – mas para mim, nunca foi algo tão preocupante. Sempre soube lidar bem com isso. Mas de uns tempos pra cá, certos acontecimentos não me permitem manter a calma – tudo pela ansiedade.
Não há o que fazer, as soluções que espero são certas que vêm, mas vêm com o tempo. Eu tento esquecer, pensar em outras coisas, relaxar. Até consigo, por 2 minutos. Preciso parar um pouco, tentar manter as coisas sob controle, acho que vou fazer yoga.
Talvez, a melhor forma de trabalhar isso seja se concentrar na ansiedade e procurar controlar ela – psicologia inversa.

Anseio
Ansiedade
Ansioso

Tira meu sono
Minha tranquilidade se esvai
Vem sempre aquele frio na barriga
E agora?

Fazer o que
Com tanta borboleta no estômago?
Fazer o quê?


Sempre tenho um jogo
De mãos e bocejos
De olhos lacrimosos
De surdez

Tem sempre uma desconcentração
Sempre uma vontade de fazer nada
Apenas sentar e esperar

A hora não passa
Talvez, esperar não é sabido
Esperar só aumenta o anseio
Ansiedade...

Argh! 

sábado, 1 de junho de 2013

"Happy"



Sabe aquele dia que você recebe uma notícia linda e, minutos depois, escuta uma música que encaixa perfeito com o momento? Pois é... esses momentos são raros comigo.
Eu realmente não queria colocar músicas de outros cantores aqui (só mesmo se fossem minhas HAHA). Por ser um blog autoral, eu queria que fossem textos só meus, próprios. Mãããs, como eu já disse, aqui eu faço minhas regras. Portanto, hoje - e exclusivamente hoje - eu coloco esta música por casar perfeito com meu sentimento para hoje.

Hilary Duff - "Happy"


Eu entendo porque você procura lágrimas em meus olhos
Acredite em mim, elas estavam lá, mas agora secaram
Eu estava tão na sua, e não consegui sair deste
sentimento
Eu tive sentimentos que foram enterrados
Eu sabia que chegaria o dia em que meus olhos
cruzariam a outros
E estou feliz por ser hoje, pois agora estou forte.

Eu estou feliz e posso agradecer a mim
Se dependesse de você, eu estaria na minha cama,
chorando
Mas estou feliz e sei que isso te faz triste
Depois de tudo o que você me fez passar
Eu estou finalmente te esquecendo

Estou feliz, estou feliz

Existe uma razão pela qual nos conhecemos, e estou
feliz que isso tenha acontecido
Mas quando terminamos, eu resgatei uma parte de mim
que eu havia perdido
Pessoas dizem que você me trouxe para baixo o tempo
todo
Aqueles era momentos em que eu vivi sem luz ao meu
lado

Eu estou feliz e posso agradecer a mim
Se dependesse de você, eu estaria na minha cama,
chorando
Mas estou feliz e sei que isso te faz triste
Depois de tudo o que você me fez passar
Eu estou finalmente te esquecendo

Toda a amargura passou
E eu apenas te desejo
alguém que possa fazer o que eu não posso.

Eu estou feliz e posso agradecer a mim
Se dependesse de você, eu estaria na minha cama,
chorando
Mas estou feliz e sei que isso te faz triste
Depois de tudo o que você me fez passar
Eu estou finalmente te esquecendo