sábado, 28 de dezembro de 2013

Aprender | Preparar | Treinar


                Fiquei tentando resumir meu ano em poucas palavras, cheguei a três: Aprendizado, Preparação, Treinamento. Aprendi com os outros, aprendi comigo mesmo e com o mundo. Dentro desse aprendizado, posso acrescer a palavra ‘Descoberta’. Descobri que posso ser mais forte (psicologicamente e fisicamente) do que pensei. Aprendi que posso perder a paciência mais fácil do que pensam. Também aprendi que não devo jamais esperar muito das pessoas e que depositar muita esperança em algo é errôneo. Descobri, finalmente, pra quê vim ao mundo. Nascer – Adquirir conhecimento – Aterrá-los – Ter um objetivo a seguir – Dar o que tem de melhor – Morrer – Recomeçar. Esse deve ser meu ciclo. Aprendi que não devo me deixar vencer pelo cansaço, tanto físico quanto emocional. Descobri que alguém que se gosta muito pode vir a ser uma pessoa totalmente dispensável na sua vida. Aprendi com essas pessoas que elas podem afetar outras pessoas gerando uma corrente poluída e alucinada e que devo me acostumar a isso. Descobri que não preciso me preocupar tanto com algo que ainda não está pronto. Está no forno, ainda não está no ponto. Logo se pode comer.
                Preparei-me. Preparei-me para me mostrar ao mundo, para fazer-me caber no mundo – e não o mundo caber em mim. Preparei-me para sofrer e aguentar, preparei-me para falar e ouvir. Tranquilizei-me. Preparação de corpo, voz e alma. Alma: me preparei para ouvi-la. Não só ouvi-la. Entendê-la. Preparei-me para abandonar furões, preparei-me para eliminar vampiros. Dancei, cantei, cansei. Levantei.
                O treino foi a base do ano. É preciso treinar para viver, mas todo dia se vive treinando. Descobri – mais uma vez – que o treino não para, o movimento não para – é guardado. Treinei e treino não para ser o melhor, mas para ser melhor. Mais que ontem, menos que amanhã. Achei impossível não chegar num limite, mas errei mais uma vez. Não há um topo, não há o pico a ser alcançado. Há um caminho a ser percorrido, buscando sempre subir um degrau sem deixar o degrau subir em você. Treinei ser escada e usar de escada. Vale a pena por alguém que sabe dar valor. Aos medrosos e assustados, ficam os abraços e as decepções, talvez o arrependimento. Treino. Ainda treino e ainda tenho o que treinar.
                Aprendo todos os dias. Preparo-me todas as horas. Treino viver, tentando não errar muito. Mas com o erro se aprende, Com o erro nos preparamos melhor. E segue o ciclo da vida. Segue o meu ciclo da minha vida. Nascer – Adquirir conhecimentos – Aterrá-los – ter um objetivo – Dar o que tem de melhor – Morrer – Recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário, opinião... ou apenas escreva!